4 de out. de 2010

Auto exame Cancêr de mama

Doença é um dos tumores de maior incidência no mundo. Exames de rastreamento possibilitam o diagnóstico do câncer em fase inicial.
No dia 8 de outubro acontece o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, uma oportunidade para relembrar a importância da prevenção da doença a partir da realização de exames regulares. Segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres no mundo, o câncer de mama representa aproximadamente 22% dos casos novos registrados a cada ano. No Brasil, de acordo com estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), foram diagnosticados 49 mil novos casos de câncer de mamar nos últimos dois anos

O câncer de mama é uma doença tratável, especialmente quando diagnosticado precocemente. No Brasil, a maior incidência deste tumor ocorre por volta dos 59 anos, o que não descarta casos em pacientes jovens (com menos de 30 anos) e em idosas (com mais de 80 anos). O câncer de mama se inicia como um nódulo geralmente indolor, que cresce com o tempo e pode se espalhar para áreas próximas à mama, como músculos e pele. Com a realização de exames de rastreamento, como o autoexame mensal e o acompanhamento médico anual, aumenta-se a chance do tumor ser detectado precocemente, o que amplia a possibilidade de cura e permite o uso de tratamentos menos agressivos. "Quando detectado em sua fase inicial, o tratamento para câncer de mama tende a ter mais êxito, desta forma é essencial que a mulher faça um acompanhamento médico regular, especialmente se notar a presença de um nódulo", afirma o Dr. Carlos Barrios, professor da Faculdade de Medicina da PUC-RS e diretor do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário